domingo, 30 de junho de 2013

O Brasil foi campeão?




O Brasil foi campeão!

Sim, ganhamos a Copa das Confederações. Uma preliminar da Copa do Mundo, que tem o objetivo de fazer um "esquenta", antes do maior evento do futebol mundial. 
Precisávamos muito dessa vitória, primeiro porque estávamos desacreditados quanto as reais possibilidades de brigar pelo titulo em 2014 e depois porque muitos adversários já olhavam para a nossa seleção, como se fossemos o Haiti ou a Bolívia. 

Ganhamos com propriedade da melhor seleção do momento, a Espanha! 
Apesar de ter feito uma grande copa, a Espanha se rendeu ao nosso futebol. E olha que tinha muita gente, inclusive brasileiros, duvidando da possibilidade da vitória canarinha.
Pobres criaturas essas.
O Brasil, por pior que esteja, deveria ter o apoio do seu povo, em eventos como este. 

Ouvi gente dizendo que isso seria bom para o governo, que não aguenta mais as manifestações e que estava torcendo por uma vitória da seleção para "abafar" os problemas atuais. Gente mal informada, que disse inclusive que o partido do governo estaria mal intencionado e por isso teria oferecido dinheiro para a Espanha perder o jogo. 
Quanta estupidez e mediocridade desses fascistas de ocasião!
Como se a Espanha precisasse disso ou fosse capaz de aceitar tal proposta.
Como se o governo, num momento de exposição mundial e com vários setores "vigiando" sua atuação, fosse  ter a ingenuidade e até coragem de realizar este feito. Não meus caros, isso não seria possível nesse momento. 

Estamos passando por uma transformação importante. Dentro e fora do nosso futebol. É preciso acima de tudo a mudança de mentalidade, para que o país avance realmente e não apenas momentaneamente, como querem alguns. A mentalidade deve vir de todos os setores e não esperar que venha apenas dos governos e/ou políticos. É preciso entender o contexto e se incluir nele, como parte importante e insubstituível. Sim, porque cada um precisa ter a real noção do seu papel na sociedade. 
Lembra das condutas éticas: Não subornar, não buscar se favorecer em situações comuns, respeitar o direito dos idosos e deficientes, não furar filas, não estacionar em vagas determinadas por lei, se beber não dirija e por aí vai. 

Nossa sociedade precisa aproveitar esse momento e buscar mudanças de conduta e principalmente de identidade ética e humana, coisa que não vemos a décadas. Só reclamar, buzinar, ofender, acusar, menosprezar ou se indignar, já não é o suficiente. 

Tenho minhas ressalvas contra a gestão de algumas pastas do atual governo (federal), mas preciso ter senso de justiça e inteligência para saber que a corrupção, incompetência ou inércia, não foram inventados por eles. E olha, que nas manifestações, vi muita gente levantando uma bandeira contra partidos e não contra modelos de gestão política. Contra os partidos é bem mais fácil, você acusa um, substitui e pronto. Na teoria sim, mas os problemas voltam porque o sistema não foi revisto e nem repensado. 

Volto a insistir que a mudança deve envolver a todos e não esperar que alguns de uma hora para outra resolva nossos problemas, que foram causados durantes décadas e décadas por lacaios ou incompetentes. 

Termino citando uma frase da música de Gabriel o Pensador: "Muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente. A gente muda o mundo, na mudança da mente (atitudes) e quando a mente muda a gente anda pra frente, e quando a gente manda, ninguém manda na gente"!

Não adianta olhar pro céu, como muita fé e pouca luta!! Vamos que a hora é agora! 





Nenhum comentário:

Postar um comentário